DEPRESSÃO
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) os números de casos de depressão no Brasil com o passar do anos vem aumentando significativamente, e você sabia que esses números são mais alarmantes entre as mulheres? Como um fenômeno da sociedade moderna e de grande visibilidade social com características de sintomas relacionados à vida cotidiana, a “falta de sentido” que é trazida pelo transtorno de depressão afeta muitas pessoas e pode esbarrar em todos os setores da vida, como família, escola, trabalho, entre outros. E as pessoas que vivenciam o transtorno de depressão, em geral, sofrem com o impacto do preconceito e da estigmatização ainda muito presente na sociedade.
Hoje vivemos uma realidade em que o progresso tecnológico e de consumo frequente nos faz interagir conosco de forma instrumental e apressada, condicionando a vida a soluções rápidas e uma felicidade obrigatória. Estamos cercados de informações, que nos colocam no lugar de sempre estar buscando algo para encontrar uma felicidade e um sentido para nossa existência.
O que é a depressão?
A depressão é uma condição complexa que pode afetar o humor, o comportamento (tendência ao isolamento), os relacionamentos e a depressão pode causar no corpo alguns sintomas. Muitas pessoas buscam saber se a depressão tem cura? Porém, não existe uma receita pronta que se iguala a todos casos e sintomas da depressão, cada um pode sentir e viver a depressão e os sintomas da depressão de forma diferente. Com a desorganização da forma saudável de nos relacionarmos conosco e com o cotidiano somos acometidos de uma dificuldade de perceber o que estamos sentindo ou do que realmente precisamos. E essa dificuldade se dá por uma interrupção ou bloqueio no fluxo natural de energia e das nossas respostas emocionais.
Como a terapia pode auxiliar na depressão?
A terapia pode auxiliar promovendo a conscientização de como a pessoa lida e interage nas suas relações e no ambiente, buscando restaurar um fluxo saudável da vida. Entendemos que as pessoas que buscam pela terapia têm as suas potencialidades e a capacidade de atuar na sua vida, se reinventando e mantendo-se realizada mediante as suas condições. Nesse processo da terapia vamos olhar para as questões que envolvem o todo, entender quais escolhas estão sendo realizadas pela pessoa de forma a interagir com as especificidades de cada pessoa na sua forma singular. Na terapia o cliente poderá se expressar de forma livre e descobrir novos caminhos para lidar com as dificuldades, isso é uma forma de trazer atenção de volta para o momento presente, pois quando vivenciamos o transtorno depressivo também ficamos presos no passado ou preocupados com o futuro.
Mas, para que isso ocorra se faz necessário o comprometimento do cliente com o seu processo terapêutico.
Atenção: O diagnóstico e acompanhamento precoce do transtorno de depressão é de extrema importância, com as devidas orientações em psicoterapia com o psicólogo e indicações de tratamento com profissional da medicina.
Posts relacionados
Sobre psicoterapia
A Gestalt Terapia consiste em uma abordagem de psicoterapia que está no Brasil desde a década de 70. Ela entende o ser humano como um todo e acredita que todas as pessoas têm em si potencialidades.
Transição de carreira
A carreira é traçada como resultado das nossas necessidades e sendo um processo de responsabilidade de quem escolhe e como quer seguir, estando consciente de seus objetivos de vida e valores e demarcando nisso as suas escolhas profissionais.
Estresse
A terapia pode auxiliar em diversos aspectos. Nesse processo podemos entrar em contato com as emoções e situações desafiadoras de forma mais consciente e também trabalhar com a consciência corporal que é rica em observação e sentido para identificar onde o estresse se manifesta fisicamente e de que forma estamos lidando com essas tensões.
Quando procurar ajuda de uma psicóloga?
Muitas vezes, as pessoas se perguntam quando procurar ajuda de uma psicóloga? A resposta é simples: a psicoterapia pode ser benéfica em qualquer fase da vida.
Síndrome de Burnout
Como tem sido a sua relação com o seu trabalho?
Ansiedade
Como e para que a ansiedade está enviando sinais de alerta para o seu corpo?






