Quando procurar ajuda de uma psicóloga?
Muitas vezes, as pessoas se perguntam quando procurar ajuda de uma psicóloga? A resposta é simples: a psicoterapia pode ser benéfica em qualquer fase da vida. Buscar o apoio de uma psicóloga não significa que você precisa estar em um momento de crise extrema. Pelo contrário, quando você começa a perceber sinais de que algo não vai bem é uma atitude de cuidado consigo mesmo, que nos faz olhar para o problema e encontrar as melhores saídas para lidar com ele sem que afete a sua qualidade de vida.
A psicoterapia auxilia no processo de autoconhecimento e oferece suporte emocional para lidar com as dificuldades e desafios do dia a dia. Geralmente, as pessoas buscam por ajuda de uma psicóloga quando percebem que algo não está em harmonia, mas não conseguem identificar exatamente o que é,. Como numa sensação de sofrimento emocional e até mesmo físico, que pode afetar diversas áreas da vida, como a saúde, relacionamentos e o trabalho.
Sinais de que é hora de procurar ajuda psicológica
Existem diversas razões para iniciar a terapia, e é importante estar atento aos sinais que indicam que você necessita do auxilio de uma psicóloga. Entre os motivos mais comuns quando as pessoas buscam pela psicoterapia estão:
- Alterações no sono e apetite: Mudanças significativas no padrão de sono (insônia ou sono excessivo) ou na alimentação (falta de apetite ou compulsão alimentar) podem ser sinais de que algo está desequilibrado emocionalmente.
- Traumas não resolvidos: Experiências traumáticas do passado, como perdas, violência ou situações de grande impacto emocional, podem continuar afetando o presente, e a psicoterapia é um espaço para olhar e ressignificar o trauma de maneira que ele possa fazer parte de sua história sem definir seu presente.
- Dificuldades nos relacionamentos: Problemas frequentes em relacionamentos amorosos, familiares ou de amizade podem ser um indicativo de questões emocionais que precisam ser trabalhadas.
- Baixo desempenho no trabalho ou estudos: Se existe uma dificuldade nas atividades laborais ou nos estudos, uma ausência de motivação, é importante buscar ajuda.
- Sentimento de desesperança: Quando a sensação de que nada pode melhorar, onde há uma desconexão do próprio fluxo de vida é o momento de explorar na psicoterapia esse sentimento.
- Isolamento social: O desejo de se afastar das pessoas, a sensação de que ninguém entende ou de que você prefere estar sozinho pode ser um sinal de que é necessário trabalhar questões emocionai para tornar-se consciente de como está se estabelecendo esse afastamento e desconexão com os outros.
- Crises existenciais: Questionamentos sobre identidade, sentido da vida, ou crises profissionais são momentos em que a psicoterapia pode oferecer clareza e ajudar a redefinir caminhos.
- Solidão ao morar no exterior: Estar longe da família e amigos, especialmente em um país estrangeiro, pode gerar sentimentos de solidão e desconexão, afetando a saúde emocional.
- Transtornos relacionados ao estresse: Estresse excessivo, seja por questões pessoais ou profissionais, pode desencadear uma série de sintomas físicos e emocionais que precisam de atenção.
- Ansiedade: Acontece quando projetamos as expectativas para o futuro, alimentando preocupações, cenários hipotéticos ou medos.
- Luto: Dificuldade de lidar com a perda e a experiência de contato com a dor, a saudade e os significados que a perda tem para o cliente. Neste processo é importante buscar auxilio.
Sintomas físicos e emoções: um alerta do corpo
O corpo costuma reagir às emoções que não são devidamente processadas. Muitos sintomas físicos estão diretamente relacionados a questões emocionais, como dores de cabeça, taquicardia, problemas digestivos, dores crônicas, problemas de pele e até alterações na libido. Esses sinais podem ser o corpo pedindo ajuda para lidar com as emoções não resolvidas.
Se você já procurou ajuda médica e não há uma causa clínica clara para esses sintomas, isso pode ser um indicativo de que o seu corpo está manifestando questões emocionais que precisam ser abordados na terapia.
A psicoterapia oferece um espaço seguro e acolhedor para explorar essas questões, identificando as raízes emocionais que podem estar impactando a sua saúde física e mental.
Não espere uma crise para procurar ajuda
Um dos maiores equívocos em relação à terapia é a ideia de que ela só é necessária em momentos de crise. A verdade é que a terapia pode ser um espaço para se cuidar preventivamente. Quando você começa a notar que algo não está bem, mesmo que os sinais sejam sutis, procurar a ajuda de uma psicóloga pode evitar que esses problemas se agravem.
A psicoterapia é uma forma de cuidar da saúde emocional, da mesma forma que cuidamos da saúde física. Assim como fazemos exames regulares e mantemos hábitos saudáveis para prevenir doenças, o cuidado emocional também deve ser constante.
Benefícios da psicoterapia
A psicoterapia oferece inúmeros benefícios, e cada pessoa pode encontrar na terapia um espaço para diferentes tipos de crescimento. Entre os principais benefícios estão:
- Autoconhecimento: A terapia ajuda você a se conhecer melhor, entender suas emoções e reconhecer padrões de comportamento.
- Ampliação da consciência das experiências emocionais: Em vez de tentar controlar ou suprimir as emoções, vamos incentivar a exploração plena das suas emoções, reprimidas ou bloqueadas, no momento em que elas surgem.
- Melhoria nos relacionamentos: É promovida por meio do aumento da consciência do cliente sobre si mesmo e sobre como ele se relaciona com os outros. Trabalhar a forma como você se relaciona com os outros promove relações mais saudáveis e sensíveis, e abre espaço para a conexões de respeito mútuo.
- Validar os sintomas de estresse e ansiedade: Com o suporte da terapia, encorajamos você a explorar o estresse e a ansiedade como experiências válidas, orientando-o para que tome consciência de suas interações emocionais e físicas. E essa ancoragem que fazemos no presente permite que você se distancie dos gatilhos automáticos.
- Maior autoestima e confiança: O autoconhecimento proporciona um senso de valor pessoal, ajudando a fortalecer a autoestima e a confiança em si mesmo ao identificar e acolher tanto seus pontos fortes quanto suas vulnerabilidades.
- Resiliência: A terapia vai auxiliar você a enfrentar os desafios, se adaptar às mudanças e aprender com as adversidades de maneira autêntica e construtiva. Ao enfrentar uma situação difícil, você poderá ter mais clareza sobre o que está sentindo, o que precisa e o que pode fazer para lidar com a situação.
Quando procurar ajuda de uma psicóloga?
Se você está passando por algumas das situações descritas acima ou se simplesmente sente que algo não está bem, este é o momento certo para procurar a ajuda de uma psicóloga. A psicoterapia pode proporcionar alívio emocional, ajudar a superar obstáculos e melhorar a qualidade de vida de maneira geral.
Você não precisa esperar chegar a um ponto de exaustão emocional ou crise extrema. Quanto mais cedo você procurar apoio, mais fácil será retomar o equilíbrio e encontrar soluções para os desafios que está enfrentando.
Lembre-se: cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Ao reconhecer os sinais de que você precisa de ajuda, você já está dando o primeiro passo para uma vida mais saudável.
Posts relacionados
Sobre psicoterapia
A Gestalt Terapia consiste em uma abordagem de psicoterapia que está no Brasil desde a década de 70. Ela entende o ser humano como um todo e acredita que todas as pessoas têm em si potencialidades.
Transição de carreira
A carreira é traçada como resultado das nossas necessidades e sendo um processo de responsabilidade de quem escolhe e como quer seguir, estando consciente de seus objetivos de vida e valores e demarcando nisso as suas escolhas profissionais.
Estresse
A terapia pode auxiliar em diversos aspectos. Nesse processo podemos entrar em contato com as emoções e situações desafiadoras de forma mais consciente e também trabalhar com a consciência corporal que é rica em observação e sentido para identificar onde o estresse se manifesta fisicamente e de que forma estamos lidando com essas tensões.
Síndrome de Burnout
Como tem sido a sua relação com o seu trabalho?
Ansiedade
Como e para que a ansiedade está enviando sinais de alerta para o seu corpo?
Depressão
O diagnóstico e acompanhamento precoce do transtorno de depressão é de extrema importância, com as devidas orientações em psicoterapia com o psicólogo e indicações de tratamento com profissional da medicina.






