Como fazer a transição de carreira?
Aliar as exigências do mundo do trabalho com os projetos pessoais e profissionais pode ser muito desafiador e o processo de transição de carreira com psicólogo pode te auxiliar em como fazer a transição de carreira. Pois, esse processo envolve uma reavaliação das próprias necessidades, habilidades e desejos, além da capacidade de lidar com a incerteza e as mudanças que a transição implica. Ao invés de tratar a mudança como algo a ser evitado ou apenas resolvido, nós psicológos encorajamos você a vivenciar uma transição de carreira de maneira plena, explorando os sentimentos, ansiedades e expectativas que surgem durante esse período de transição.
Nesse processo você vai identificar se realmente quer uma nova fase profissional, ao invés de se deixar guiar apenas por expectativas externas ou por pressão interna. E isso é uma das partes fundamentais no processo de transição de carreira, o fortalecimento da capacidade de tomar decisões mais autênticas. Um nosso espaço é aberto para reflexão sobre as suas escolhas, alinhando suas ações às suas necessidades e valores. E isso pode incluir a exploração de novas habilidades, a compreensão de medos relacionados ao fracasso ou à insegurança e a criação de um plano de ação que se baseia no que o você realmente deseja, criando assim uma transição mais integrada e fluida.
No processo de transição de carreira você vai perceber que ela não é apenas uma mudança externa, mas também um processo interno de reorganização, autodescoberta e reencontro com o próprio potencial, que facilita a construção de uma nova identidade profissional.
O que buscar em uma carreira?
Essa resposta será de acordo com a sua fase profissional e com os seus anseios. Portanto, a carreira é traçada como resultado das nossas necessidades e sendo um processo de responsabilidade de quem escolhe e como quer seguir, estando consciente de seus objetivos de vida e valores e demarcando nisso as suas escolhas profissionais.