Transição de carreira
As teorias com relação à carreira hoje em dia estão sendo questionadas, pois elas foram construídas há décadas e estão pautadas em suposições que empregos e ocupações no mercado de trabalho transcorrem em lugares de longa duração, muito diferente do que acontece hoje com as frequentes transições de carreira.
Hoje podemos observar que as pessoas se sentem cada vez mais livres para fazer alterações importantes em suas vidas de trabalho e familiar. Não é mesmo?!
Com o amadurecimento, outros anseios passam a surgir como autonomia e independência, segurança e estabilidade, espaço para criatividade empreendedora, serviço e dedicação a uma causa, desafio e estilo de vida.
Porém, quando pensamos em mudar de profissão e como fazer uma transição de carreira, nos vem à cabeça os desafios que podemos encontrar pela frente. Um desses desafios são os emocionais que surgem no antes e durante a transição de carreira. Buscamos nos precaver, fazer planos e metas, ser flexíveis, ler livros sobre transição de carreira, ser criativos, somos temerosos com relação a idade para fazer essa mudança, e entre outras diversas listas que fazemos para ficar bem nessa caminhada.
Como fazer a transição de carreira?
Aliar as exigências do mundo do trabalho com os projetos pessoais e profissionais pode ser muito desafiador e o processo de transição de carreira com psicólogo pode te auxiliar em como fazer a transição de carreira. Pois, esse processo envolve uma reavaliação das próprias necessidades, habilidades e desejos, além da capacidade de lidar com a incerteza e as mudanças que a transição implica. Ao invés de tratar a mudança como algo a ser evitado ou apenas resolvido, nós psicólogos encorajamos você a vivenciar uma transição de carreira de maneira plena, explorando os sentimentos, ansiedades e expectativas que surgem durante esse período de transição.
Nesse processo você vai identificar se realmente quer uma nova fase profissional, ao invés de se deixar guiar apenas por expectativas externas ou por pressão interna. E isso é uma das partes fundamentais no processo de transição de carreira, o fortalecimento da capacidade de tomar decisões mais autênticas. Um nosso espaço é aberto para reflexão sobre as suas escolhas, alinhando suas ações às suas necessidades e valores. E isso pode incluir a exploração de novas habilidades, a compreensão de medos relacionados ao fracasso ou à insegurança e a criação de um plano de ação que se baseia no que o você realmente deseja, criando assim uma transição mais integrada e fluida.
No processo de transição de carreira você vai perceber que ela não é apenas uma mudança externa, mas também um processo interno de reorganização, autodescoberta e reencontro com o próprio potencial, que facilita a construção de uma nova identidade profissional.
O que buscar em uma carreira?
Essa resposta será de acordo com a sua fase profissional e com os seus anseios. Portanto, a carreira é traçada como resultado das nossas necessidades e sendo um processo de responsabilidade de quem escolhe e como quer seguir, estando consciente de seus objetivos de vida e valores e demarcando nisso as suas escolhas profissionais.
Posts relacionados
Sobre psicoterapia
A Gestalt Terapia consiste em uma abordagem de psicoterapia que está no Brasil desde a década de 70. Ela entende o ser humano como um todo e acredita que todas as pessoas têm em si potencialidades.
Estresse
A terapia pode auxiliar em diversos aspectos. Nesse processo podemos entrar em contato com as emoções e situações desafiadoras de forma mais consciente e também trabalhar com a consciência corporal que é rica em observação e sentido para identificar onde o estresse se manifesta fisicamente e de que forma estamos lidando com essas tensões.
Quando procurar ajuda de uma psicóloga?
Muitas vezes, as pessoas se perguntam quando procurar ajuda de uma psicóloga? A resposta é simples: a psicoterapia pode ser benéfica em qualquer fase da vida.
Síndrome de Burnout
Como tem sido a sua relação com o seu trabalho?
Ansiedade
Como e para que a ansiedade está enviando sinais de alerta para o seu corpo?
Depressão
O diagnóstico e acompanhamento precoce do transtorno de depressão é de extrema importância, com as devidas orientações em psicoterapia com o psicólogo e indicações de tratamento com profissional da medicina.






